# BLOG LITERÁRIO # POEMAS - CONTOS - CRÔNICAS #

sexta-feira, 25 de maio de 2012

SORUMBÁTICO =============


Preferiste um outro,
A ele presta todos os zelos.
Permiti-lhe cochichos,
Intimidades...
Enlouquece-me suportar
Tamanha simpatia,
Privilégios.

           Tento mascarar um sorriso,
           tapear com votos de que sejas feliz.
           Mas, o peçonhento ciúme
           explode em furor
           e nada pode me salvar.

Não sei ser generoso...
Excluído,
Ameaçado,
Vivo tomado de maus sentimentos.
O véu negro da fatalidade
Enevoa meus pensamentos...

           Bem, você não necessita de mim.
           No entanto, se a morte
           te ceifasse quem sofreria
           mais tua perda senão, eu.

EX-AMOR MACHINA =========

Será que o amor só resiste nas novelas?... Amores feridos muitos nas canções das rádios... - Meditava algumas noites sobre o travesseiro, como naquela madrugada.
Palpitante em seu peito a angústia por não estar recolhido noutros braços, seus pensamentos a evocar inquietantes recordações... O enlace matrimonial num sábado de outono. Caia a tarde e a avenida central iluminou-se no instante que a limousine levava o casal para as núpcias... Os primeiros anos de amor compartilhado... Descobertas desagradáveis. O timbre insuportável da voz dela a lhe procurar. As infinitas tentativas de sondar-lhe a alma na intenção de assegurar-se dos sentimentos dele para com ela, como confissões arrancadas a todo custo... O sorriso dela a desvanecer da cara. E o conto de fadas tornar-se um filme de horrores com aquela figura tétrica da esposa a lhe obssediar.
Seu casamento um romance mal escrito, eram propícias as diferenças conjugais pra se discutir a relação. Numa dessas vezes, olhava umas fotos duma revista de peladonas famosas. Sua imaginação recriava vivamente aquele corpo impresso, a admirar como uma jóia que nunca pudesse ter... Deparando-se perplexa com a cena, a mulher recriminou-lhe:
- Tá gostando?...
Sem palavras a expressão dele fora de aprovação.
- Quê que é, deu pra essas coisas agora!?... É algum tipo de maníaco sexual? - A neura definhara a sensualidade das linhas do seu corpo, ela inferiorizava-se ante a exuberância irreprimível da modelo.
Sem levantar as vistas ele respondeu:
- Não vejo nada errado nisto. - E não era um conceito moral... A conjuguê partiu pra briga. O primeiro round não foi propriamente de debates, até que ela se acalmasse.
- Na cama não sou eu que você vê. É a gostosona da revista. - Protestava indignada.
- Se fosse verdade, eu não brocharia tanto... - Escapou-lhe!
Quanto da afeição pela esposa tornara-se repulsiva. Da piada oportunista à sinceridade cruel, sem palavras medidas até cair a máscara da aparência, culminou num divórcio conciliador.
Determinadas relações amorosas perduram como se os nós dos destinos cruzados fossem difíceis de desatar, apesar do desenlace matrimonial.
- Você está lavando roupa pra fora? - Perguntou desconfiada noutro dia.
- Por quê?
- Estou vendo sutians e calcinhas no varal.
- Nós estamos separados, sabia?
Estranhamente ela agora se dispunha solidária aos seus sonhos e se mete a dar conselhos na vida sentimental dele.
- Ah, meu querido! Você pretende cometer o mesmo erro duas vezes?... Falo porque eu te conheço. Sou tua amiga. - Assim, duma desagradável intromissão.
E do litígio à separação definitiva... Quer dizer, tudo ainda são motivos pra lhe solicitar com frequência: o filho tirou nota ruim na escola, precisa comprar tal remédio, o garoto não obedece... Ela parecia cada hora mais presente.
Os dígitos do relógio na cabeceira deram outra volta completa, o rádio tocara uma infinidade de músicas e cães despertos latiam ao longe, ele procurava aquietar o cérebro, livrar-se dos pensamentos... Todas as privações eram suportáveis, exceto amar. Queria sentir de novo o prazer da paixão, completar-se na pessoa amada. Nada havia acontecido como no happy end dos filmes. Talvez o que acontece na tela foi feito pra não existir realmente... O cupido traiçoeiro erra de alvo... Arriscaria encontrar um alguém?... - Até as idéias afundarem-se no lago escuro do sono.
Nisso adormeceu, à espera, no outro dia, da visita semanal do filho.