# BLOG LITERÁRIO # POEMAS - CONTOS - CRÔNICAS #

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

SIFRAN & Co. =============

(Sala da Financiadora. Notas fiscais, cartões clonados por toda parte. Dr. Sifran fuma seu charuto importado.)

SIFRAN: (Ao celular) Escuta... A jóia que te comprei é tão linda... Se custou caro? Ninharia perto do teu valor. (Batem à porta) Estão me chamando. Ligo mais tarde... Entra!
FIRMO: (Pescoço enfiado na abertura da porta) O Sr. tem um minuto pra mim? Queria lhe falar.
SIFRAN: Time is money, Seo Firmo! (Ri do seu lugar comum) Diga lá.
FIRMO: Sem rodeios... Eu gostaria de um aumento.
SIFRAN: Só isso! Nada menos?... Economizastes nas palavras.
FIRMO: Serei pai de novo, Dr. (Ri econômico) Vem mais um herdeiro por aí.
SIFRAN: Vejo que o Sr. prospera no quesito multiplicai-vos.
FIRMO: Oh, chefe... Assim o Sr. me encabula.
SIFRAN: Você sabe que a empresa não está lá essas coisas. (Larga uma baforada no ar) A política monetária do país... Esta crescente inadimplência... Aumento nessas circuntâncias fica difícil. Mas um empréstimo, talvez fosse possível. Sujeito à consulta, é claro...
FIRMO: Veja bem. (Engasga com a fumaça) Empréstimo, patrão?
SIFRAN: Sim! Daria pra comprar o enxoval, o carrinho do bebê, um berço bacana... Desconto em folha por 03 meses.
FIRMO: Três meses!?
SIFRAN: Minha professora de faculdade dizia, "quanto mais tarda, mais caro se paga." (Apanhou uma das muitas calculadoras ligadas) Digamos, 02 mil... Metade dos juros usuais. O que acha?
FIRMO: Que remédio, não é?
SIFRAN: Portanto, meu caro, remediado está! No final do expediente lhe passo o contrato.

(Cabisbaixo, Firmo fechou a porta atrás de si.)


Um comentário:

AIB FUNDING. disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.