# BLOG LITERÁRIO # POEMAS - CONTOS - CRÔNICAS #

segunda-feira, 14 de março de 2011

NOVIDADES NO FRONT =======

Oitenta anos...! "Praça" na Segunda Grande Guerra, os jornais puseram-no em alerta máximo. Sacudiu a velha farda gasta do baú. Com as tralhas improvisou uma máscara contra gases. Fez do quintal seu acampamento estratégico e montou guarda no portão de casa.
Noite e dia dava plantão, fuzil nos ombros vigiando o céu, atento ao movimento das esquinas.
Numa destas vigílias surpreendido pelo alvoroço no telhado, Seo Pacífico fuzilara o bichano persa dos vizinhos libaneses. Os demais amedrontados mergulharam janela afora achando que a guerra havia chegado. Ledo engano. Refeitos do susto quiseram a desforra. Ao soldado solitário restou entrincheirar-se fugindo do ataque aéreo de pedradas.
- Nunca ouviram falar em fogo amigo?... Covardes!! - Justificava ele. Erros de alvo aconteciam.
A filha veio às pressas. Adentrou o front. Pretendia dissuadí-lo daquela insanidade... Nenhum acordo. Ali ficaria até que vigorasse o tratado de armistício. Percebendo as manobras suspeitas da ambulância e enfermeiros a espreitar-lhe, abriu fogo na direção do veículo. Apavorada a Junta Médica bateu em retirada.
- Que peguem em armas aqueles dispostos a lutar pela paz! - Num gesto rude lustrou, usando o punho, a medalha ganha por bravura.

Nenhum comentário: