# BLOG LITERÁRIO # POEMAS - CONTOS - CRÔNICAS #

terça-feira, 12 de abril de 2011

FILHOS DE PIXOTE =========

Aninharam-se quietos nos braços da Pietá na praça. A cidade aos seus pés descalços. Um lábaro céu estrelado por teto, a rua como lar. Inebriados com os ares da cola de sapateiro.
- Châqui... O que tu vai sê quanu crescê?
- Qualé, Ramela! Já tô crescido.
- Cresceu, sim... Eu vi aquele dia.
- Quali? - Quis saber.
- Que a gente mergulhô no chafariz... Ele tem cabelo na viria. - Foi dizendo maliciosamente Nanã. A voz abafada pela respiração enquanto revolvia os olhos, metade do rosto imerso no saquinho de plástico.
- Num enche, garota! É conversa de menino.
- Aposto que a Suzete, lá da zona ensino isso prela...
Nas imediações a selva urbana vociferava sirenes. Pessoas encalacradas nos congestionamentos. As sombras tingidas de néon.
- Quero tê bastante dinheiro...
- Pra comprá, Châqui, um montão de bala e chicréti?
- Que barriga de lumbriga tu é hein, Nanã!
- Se liga, moleque... Só na istiga. Bute de marca, os pano da hora, carripa, um trabuco de responsa...
- Pra isso tem que sê patrão, falô.
- É nóis!
- Se eu querê o Egídio do táxi me dá o que eu quisé. - Espevitou-se Nanã com seus trejeitos de infantil luxúria.
- Gulosa...! Gulosa! Pepeta pra Nanã!!
- Você é um fudido tá, Ramela! - Contestava ela cuspindo obsecadamente.
- Berinha me deu uns toques... Fazê umas tretas na bocada. Pia até um bagulho pra mim.
- Pô, tô nessa aí... Bronca mole.
- Tu ainda se mija quando dorme... Vai fazê função? Os gambé vindo pra cima tu se borra.
- É... Unh... Sô homi, Châqui. Tô sabenu que tu empanô o crocréti no abrigo. Vô sê mais bandido que tu.
- Pera aí, linguão! - Ramela tenta fugir porém com o sopapo de Châqui despenca dos ombros da estátua, escadaria abaixo.
- Ai, ai, ai... Bateu ni mim pusquê num sô do teu tamanu.
- Devia fazê coisa pió.
- Tu não é meu pai!
- Se fosse apagava bituca de cigarro nessa lomba.
- É... Unh... Fica me tiranu.
- Aê... Esse lero me deu larica. - Saltou do colo da madona inerte, donde feria-lhe as vistas utilizando seu estilete. - Duro aqui só essa dona aí. Vamô enquadrar alguém... - E saíram em arruaça.


Nenhum comentário: