# BLOG LITERÁRIO # POEMAS - CONTOS - CRÔNICAS #

quarta-feira, 29 de junho de 2011

ZOOlógico! ==============

A van lotada de turistas estacionou junto a entrada da favela. Vinham para um tour em regiões carentes do Brasil. Turismo sombrio surgido como maneira de desmistificar o universo de violência social de morros e favelas. Ou seja, nossas mazelas passaram a ser o atrativo turístico para visitas de estrangeiros. Num passeio exótico para matar a mera curiosidade. Rota daqueles que querem obter prazer com a desgraça dos outros.
- Gravar pessoas menos afortunadas que vivem em condições de pobreza, é macabro! - Dizia um desses participantes para um repórter de jornal.
Uma vez liberado o acesso pelo "patrão" da área, o grupo de turistas embrenhava-se numa incursão nas vielas do morro. E nada de vida cotidiana bem sucedida como atração do pacote turístico, rejeitam uma feijoada na casa de Dona Áurea ou visita a Escola de Samba da comunidade. Interessava o sórdido peculiar. Logo mais havia sido agendado uma sessão de fotos com o pessoal do tráfico. Os gringos numas poses com os trabucos, tudo "pagando" de Rambo, de tanto armamento "na fita".
Alguns meninos brincavam pelos becos de polícia X bandido.
- Que coisa incrível! - Exclamou uma turista entre maravilhada e temerosa. Ali poderia estar o pivete que lhe assaltaria a bolsa na orla. Entreabre uma porta de madeira remendada e depara-se agora com alguém largado a própria sorte, a agonizar tomado pela enfermidade.
Sob incontáveis clicks fulgurantes das máquinas fotográficas assistem o bailar febril de uma mocinha semi-desnuda e riem-se do maluco típico do lugar.
- Que contentes eles são! Duma alegria encantadora... Muito bonito!!
Mais adiante populares socorrem um baleado e por um momento interrompe-se o tour... Mas dali a pouco tudo volta à normalidade.
Ao largo a paisagem exatamente como mostram nos cartões-postais.

Nenhum comentário: